10.6.10

décimo sexto

hoje fui a um evento da MTV. uma espécie de retrospectiva cheia de vídeos antigos espectaculares e longas conversas saudosistas entre os criadores do revolucionário canal de televisão. quando um deles se virou para o público e perguntou se alguém tinha perguntas, instintivamente pensei - ok isto foi muito giro mas já acabou - qual não foi o meu espanto quando começam a surgir todo o tipo de perguntas, umas a seguir às outras. 

sem querer generalizar: acho que não é algo que aconteça muito em portugal. ainda há uns meses estive numa palestra/conversa na fbaul com o lawrence weiner e, embora a sala estivesse a transbordar de pessoas, sedentas de o ver e ouvir, só uma ou duas falaram.

hoje apercebi-me de que agora vivo aqui. que embora nada seja imutável, como dizem os budistas e eu acredito, é um bocado difícil de engolir. porque é uma mutabilidade algo contida. não posso estalar os dedos e ir cinco minutos a casa trocar abracinhos. não posso. e isso deve ser provavelmente uma das coisas mais difíceis. para além da dificuldade que sinto em apresentar as minha ideias em inglês no trabalho: nervos + traduzir tudo na minha cabeça enquanto falo = mais nervos e sensação de que todos devem achar que sou atrasada mental.

infelizmente não tenho 6 anos. ir para itália e expressar-me, fazer amigos e divertir-me foi tão fácil e tão pouco assustador nessa altura. não me lembro nada de dar por mim a ter questões existenciais sobre o que os outros pensariam de mim. brincar era a lingua universal.

5 comentários:

Anónimo disse...

querida maria. já compraste o livro? aquele. vai lá comprar. vais ver que vai ajudar um bocadinho. :)

Unknown disse...

amanhã vou-me inscrever na Brooklyn Public Library!

Anónimo disse...

isso!

Filipa disse...

Olá Maria!

Não deves lembrar-te de mim, mas não faz mal (pergunta à Inês), só queria dar-te os parabéns e desejar-te a maior das sortes.

É preciso coragem para fazer o que estás a fazer!

Tem sido divertido e emocionante "acompanhar-te" nesta aventura :)

Bj,

Filipa

I. Maia disse...

Acabo de aqui chegar, via a tua avo.

Este foi o primeiro post que li, nao sei quanto tempo vais por ai ficar, mas mesmo antes de continuar a ler tenho de te escrever.

Estou, ja agora, cheia de curiosidade para saber como te vais sentir em relacao ao idioma daqui a uns 3 meses. Tenho a certeza de que quando menos esperares vais dar contigo a falar sem ser necessario fazer traducoes, vais ate comecar a pensar em ingles.

Aproveita esta oportunidade, aprende e diverte-te!